27/04/2015

Gravidez semana a semana

Este é um tópico super legal em que você encontra a gravidez semana por semana, assim você pode comparar para ver se seu bem estar físico ou emocional realmente se encaixa na semana gestacional em que você se encontra. Como o João Miguel nasceu com 29 semanas, prematuro extremo, eu fiquei "sem passar" por muita coisa na gravidez e curti pouquíssimo, mas cheguei a sentir as melhores sensações que as grávidas sentem! 



Quem nunca sonhou em fazer uma foto dessas? Sempre quis fazer. De cima para baixo, da esquerda para direita, tem a minha barriga do 1º ao 6º mês de gestação. Sim, era para ter mais três colunas em baixo... Mas João Miguel resolveu se apressar e nasceu antes. Muito amor por essa foto. Nela, eu consigo ver, além das mudanças físicas, o quanto a minha vida mudou. 





Semana 1 - Planejar a gravidez.

A menstruação acabou de chegar e a contagem já começou. A gestação é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Você está ansiosa para engravidar, mas a menstruação acaba de chegar. Não desanime, esse é um recado da natureza de que o seu corpo está se preparando para uma futura gestação.





2 semanas de gravidez

Semana 2 - Corpo a todo vapor

A menstruação já acabou e os ovários trabalham para liberar um óvulo maduro daqui a uma semana. Ele ficará na trompa aguardando a chegada do espermatozoide para ser fertilizado.






Semana 3 - Momento da fecundação

Seu bebê é do tamanho da cabeça de um alfinete, mas ainda é cedo para você perceber que está grávida. Os sintomas do início da gestação só aparecerão nas próximas semanas.Uma minúscula sementinha - é assim que seu futuro bebê se parece agora. O óvulo acabou de ser fecundado pelo espermatozoide e, ao longo dos próximos sete dias, ele se dividirá em várias células, sem aumentar de tamanho, mas iniciando uma longa trajetória. Descerá a trompa e seguirá rumo ao útero







Semana 4 - Grandes transformações

Se sua menstruação atrasou, esse é o primeiro sinal de gravidez. Um simples teste de farmácia pode acabar com a incerteza. Com o resultado positivo, saiba que seu futuro bebê já é um embrião. Esta é uma semana de grandes transformações. Pode-se dizer que foi dada a largada para a maravilhosa jornada da gravidez. Para começo de conversa, seu futuro bebê é oficialmente um embrião.









Semana 5 - Desenvolvimento rápido

Neste momento, o embrião está com 1,25 mm. Adote uma dieta equilibrada, pois ela será fonte de onde seu filho vai retirar os nutrientes de que precisará para se desenvolver. Nesta semana, ocorre uma gloriosa explosão de força. Dentro de seu casulo repleto de líquido amniótico, o embrião desenvolve mais de 1 milhão de células por minuto. É como se fosse dado um sinal para que todos os órgãos do bebê pudessem agora se desenvolver.





Semana 6 - Coração a todo vapor

O coração do futuro bebê está batendo de 120 a 160 vezes por minuto. Seus enjoos também podem estar mais acelerados. O sintoma é previsível e sinaliza de que está tudo bem. O tuntum da vida não para. É o coração do futuro bebê, que está batendo de 120 a 160 vezes por minuto - bem mais rápido do que o seu. Esse órgão, que começou a trabalhar logo após a concepção, nesta sexta semana de gravidez lembra um pequeno tubo e continuará a se desenvolver até o final do primeiro trimestre, que se completa entre a 12ª e a 14ª semana.






Semana 7 - Ouvidos afinam a escuta

Ainda que não aparente que você está grávida, seu corpo, internamente, sofre modificações. Neste momento, os ouvidos de seu filho começam a afinar a capacidade auditiva. Cante para ele! A cada dia, o embrião parece mais humano e o seu corpo faz adaptações notáveis para envolvê-lo. Se você pudesse olhar dentro do útero, notaria que seu bebê agora tem braços e pernas.





Semana 8 - O bebê mede 20 mm

Do tamanho de um feijãozinho, tudo o que notamos no ser humano já está presente no embrião. Em breve, sua cintura vai se expandir para acomodá-lo melhor e você vai notar outras mudanças no seu corpo. Apenas 20 milímetros. Esse é o tamanho do bebê que você carrega no fim do seu segundo mês de gestação. Ele continua minúsculo - menor do que um feijãozinho -, mas o crescimento está a todo vapor.




Semana 9 - Cansaço é normal

Do tamanho de uma azeitona, o futuro bebê se movimenta livremente dentro da bolsa de água. Para seu pleno desenvolvimento, durma o suficiente, tenha uma boa alimentação e evite a ansiedade. Ele agora mede 30 milímetros - está quase do tamanho de uma azeitona. Suas pequenas articulações (ombros, cotovelos, joelhos e pulsos) estão funcionando e permitem que ele se movimente dentro da bolsa de água. As pequeninas pálpebras se fecham, fazendo que os olhos amadureçam o suficiente para ele enxergar o mundo.





Semana 10 - Primeiro ultrassom

O embrião acabou de se tornar um feto. Agora, se inicia a fase do crescimento e do amadurecimento. Por isso, capriche na alimentação, que deve ser rica em vitaminas e sais minerais. Ele acaba de entrar no período fetal, isto é, o embrião se torna um feto e se inicia a fase do crescimento e do amadurecimento. Seu futuro bebê já tem a aparência humana e a maioria dos órgãos vitais está funcionando. Rins, fígado, pulmões, intestino e cérebro estão ativos, embora continuem em pleno desenvolvimento. Sabe quanto ele pesa? Apenas 5 gramas.





Semana 11 - Fim dos enjoos

Os órgãos genitais externos estão se formando agora, mas será preciso esperar mais um pouco para saber ao certo o sexo. A boa notícia é que, em geral, os enjoos somem neste momento. Apesar de um tanto quanto desproporcional em relação ao resto do corpo, a cabeça de seu futuro filho já está bem delineada. Nesta fase, o diafragma, o músculo da respiração, também está em pleno processo de desenvolvimento.




Semana 12 - Seu bebê já tem unhas

Seu corpo começa a se transformar. Abdômen e seios são os primeiros da lista. Enquanto isso, o feto também se modifica. Além de possuir unhas, ele consegue piscar e até ensaiar o primeiro xixi. Morando num casulo pouco maior do que uma bola tênis, seu futuro bebê dobrou de peso nos últimos 15 dias. Agora está com 14 g e mede cerca de 60 mm. Suas cordas vocais também estão em formação. Os dedinhos se alongaram e se separaram e as unhas começaram a crescer.





Semana 13 - Bebê em crescimento

A cabeça do feto vai dar uma pausa no crescimento para o resto do corpo ganhar volume. Para você, vale a dica de privilegiar na alimentação todos os alimentos ricos em ferro para evitar a anemia.





Semana 14 - A linha nigra aparece

As papilas gustativas começaram a funcionar e, por isso, o feto já percebe a diferença entre o doce e o salgado. Quanto a você, não se assuste se aparecer a linha nigra na sua barriga. Ela some depois que o bebê nasce. Doce ou salgado? Incrível, mas seu futuro bebê já tem paladar e consegue perceber a diferença entre os sabores do açúcar e do sal. É que, nesta semana, suas papilas gustativas começaram a funcionar.



Semana 15 - Sexo do bebê

Nesta semana, o futuro bebê pesa 50 g e mede 10 cm. Também já é possível saber seu sexo a partir de agora. O único impedimento será o fato de ele fechar as perninhas durante o ultrassom






Semana 16 - Os órgãos formados

Os órgãos do bebê estão a postos e se desenvolvendo. Consuma alimentos ricos em ferro e zinco, que estimularão a produção de glóbulos vermelhos e manterão o sistema imunológico funcionando bem. Na água aquecida da bolsa, seu futuro bebê está se divertindo, dá graciosas cambalhotas, embora você não perceba esses movimentos até lá pela 18ª ou pela 20ª semana. Ele agora pesa 80 g e mede 10 cm e suas células não param de se multiplicar.





Semana 17 - Sentir o bebê mexer

O futuro bebê tem apenas 12 cm, mas ele já se mexe com agilidade. Muitas mães começam a sentir o bebê justamente nesta fase. A princípio, os toques são delicados, mas logo serão inconfundíveis. Ele cresce rápido e se movimenta mais. Tem apenas 12 cm, mas seus bracinhos e suas pernas já estão suficientemente longos para se mexer com agilidade. Isso não é motivo para preocupação. O cinto de segurança do bebê está firme. O cordão umbilical, que o mantém ligado à placenta, ficou mais resistente e fino.




Semana 18 - Inchaço na gravidez

Como anda o seu peso? Será que você comeu mais do que deveria ou está inchada? Nos dois casos, preocupe-se em hidratar a pele para que ela tenha elasticidade para esticar e não formar estrias. Ele cresceu pra valer. Está pesando cerca de 150 g e mede 14 cm - é quase o dobro do tamanho registrado 15 dias atrás.





Semana 19 - Celulite na gravidez

É normal se sentir inchada e perceber o aparecimento de celulites. Uma dica é diminuir o sal e consumir alimentos ricos em magnésio, que ajuda a controlar a pressão e previne contrações uterinas. Seu bebê está ficando mais inteligente. Uma substância chamada mielina começou a se formar em volta dos neurônios. Isso garantirá a perfeita transmissão de impulsos elétricos no cérebro da criança, o que é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual dela para o resto da vida.





Semana 20 - Colostro pode aparecer

Não se surpreenda se sair um líquido branco, em pouca quantidade, do bico do seu seio. Trata-se do colostro, o leite que alimentará o recém-nascido nas primeiras mamadas.






Semana 21 - Manchas na pele

Há muito a fazer quando o assunto é beleza. A dica mais importante para uma grávida é usar o protetor solar todos os dias, pois a pele está mais suscetível a manchas, que podem ser evitadas. Seu filho é único e a natureza imprime marcas que revelam essa peculiaridade. Nos seus minúsculos dedos, por exemplo, apareceram vários sulcos, que, em breve, darão origem às impressões digitais.





Semana 22 - Ganho de peso

Você agora está ganhando peso de maneira mais estável e constante. Quanto ao bebê, saiba que ele já fisionomia definida, com cílios, sobrancelhas, pálpebras, lábios e brotos dentários, que darão origem aos dentes. Ele já tem cílios e muito mais: sobrancelhas, pálpebras, lábios e brotos dentários, que darão origem aos dentes. Isso quer dizer que o rosto do seu filho tem uma fisionomia definida




Semana 23 - Estrias na gravidez

Até agora, seu útero deve ter alcançado 22 cm. Conforme a barriga cresce, a pele coça e as estrias podem aparecer. Utilize cremes indicados para prevenir as coceiras e, de quebra, evitar essas marcas. Três novidades deliciosas marcam esta fase. Os olhos do seu filho começam a se mover, ele já pode ouvi-la melhor. Outra importante evolução: o pâncreas, finalmente, foi ativado.


Semana 24 - Início do enxoval

Como anda o enxoval do pequeno? Está na hora de ir às compras. Apenas tome cuidado para não se esforçar demais e acabar sentindo tonturas. Se isso acontecer, fale com seu médico


Semana 25 - Humor oscilante

Todas as gestantes experimentam a sensação de estar com as emoções intensificadas e o humor oscilante. Sintomas esperados, já que os hormônios estão em ebulição no seu organismo. Os cabelos do seu filho começaram a crescer e já têm uma coloração definida, mas essa característica pode mudar quando a criança nascer. Você já sabe se é menino ou menina?





Semana 26 - Diabete gestacional

O Diabete gestacional atinge 10% das grávidas e, geralmente, desaparece depois do parto. Nesta semana, seu obstetra pode pedir o teste de glicemia pós-prandial, que avalia como seu organismo processa o açúcar.



Semana 27 - Desejos de grávida

Seu bebê está com cerca de 34 cm e já é capaz de abrir e fechar os olhos. O que não é lá muito normal é sua vontade de comer coisas esquisitas. Os médicos suspeitam que pode ser a falta de algum nutriente. Coisas incríveis estão acontecendo nesta semana. O cérebro está em desenvolvimento acelerado, na formação de curvas e dobras, compondo um labirinto de tecidos.




Semana 28 - Respiração difícil

O mexe-mexe do bebê está empurrando o seu diafragma e isso torna sua respiração mais difícil. Sangramentos nasais e sensação de nariz entupido também são outros incômodos deste período.
Mexendo para lá e para cá, ele curte um vidão dentro do útero. Nesta semana, seu bebê começou a adquirir mais gordura no corpo e está ficando rechonchudo.





Semana 29 - Formigamentos

Nesta fase, seu bebê se posiciona de cabeça para baixo e assim permanecerá até o parto. Se um certo formigamento te incomoda, saiba que pode ser porque o útero está pressionando os vasos sanguíneos.





Semana 30 - Problemas circulatórios

As cãibras e os inchaços em pés, mãos e rosto podem aumentar. Isso acontece porque há uma grande quantidade de sangue circulando pelas veias, e seu retorno ao coração nem sempre é fácil.Quando você sai de um lugar escuro e entra em outro iluminado, seu bebê percebe a diferença de luz. As retinas estão bem evoluídas e o bebê, mais sensível aos sentidos. Aproveite e acaricie a barriga - ele vai vibrar de alegria.




Semana 31 - Peso na gravidez

Você deve ter 12 kg a mais dentro de você somando os pesos do bebê, da placenta e do líquido amniótico. O pequeno está em pleno crescimento, que vai da semana 28 à 37, com um ganho de 200 g a cada sete dias. O bebê vive a fase do apogeu do crescimento, que vai da semana 28 à 37, com um ganho de 200 g a cada sete dias. A cabecinha está entre as partes do corpo que mais crescem.




Semana 32 - Coração da grávida

Você sente o coração trabalhando mais? A partir desta semana, esse órgão trabalha um quarto mais rápido do que o convencional para dar conta do volume de sangue que aumentou cerca de 2,5 litros. O pequeno ser, de quase 2 quilos, parece tão distante do mundo... A verdade, porém, é que ele está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Percebe os ruídos - embora o som seja abafado pelo líquido amniótico - e a mudança na luminosidade dos ambientes onde você está.





Semana 33 - Dor de estômago

Seu pequeno alcançou os dois quilos. Seu comprimento total, da cabeça aos pés, é de 43 cm. Grande assim, só poderia pressionar o seu estômago e, em consequência, o apetite pode diminuir e a azia aumenta.




Semana 34 - Ultrassom checa o peso

O bebê está quase pronto, com os órgãos completamente formados. Em breve, o obstetra recomendará mais um ultrassom para verificar o peso do bebê e a evolução de seu desenvolvimento. O pequeno já adquiriu todas as condições para se adaptar à vida fora do útero. Seus órgãos estão completamente formados, os sentidos se aperfeiçoaram e o cérebro comanda uma gigantesca tropa de células que trabalha para que tudo funcione a contento.




Semana 35 - Bexiga apertada

Seu pequeno chegou aos 2,5 quilos e mede 45 centímetros, em média. Com isso, mal sobra espaço para a bexiga inflar, o que te coloca no corre-corre o dia inteiro em direção ao banheiro, não é?





Semana 36 - Reta final

Para o bebê, o que falta é engordar um pouco. Para você, é hora de começar a desacelerar. Não descuide da alimentação. Alimentos leves e muito líquido irão ajudá-la a se sentir melhor. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas e o rostinho está bochechudo. Pode acreditar: seu bebê não vê a hora de sair - parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas e o rostinho está bochechudo. Pode acreditar: seu bebê não vê a hora de sair - parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada.





Semana 37 - Contrações na gravidez

Seu bebê dá sinais da maturidade. Se ele nascer por esses dias, não será considerado prematuro. Aproveite as frequentes consultas médicas para saber quais são os sinais que indicam trabalho de parto.




Semana 38 - Proximidade do parto

Esta é uma boa semana para sair de licença-maternidade, pois falta muito pouco para o bebê nascer. Saiba que a frequência cardíaca do bebê é duas vezes mais rápida do que a sua. Na emoção da reta final, a frequência cardíaca do bebê é duas vezes mais rápida do que a da mãe, de 120 a 160 batidas por minuto. Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal.




Semana 39 - Qual é a dilatação?

Agora, suas consultas ao obstetra são muito mais frequentes. Você precisa desse acompanhamento para que o médico verifique o crescimento e a posição do bebê e também a dilatação do colo do útero. Em pleno funcionamento, prontinho para nascer. Agora serão apenas os toques finais, como o amadurecimento do cérebro e o surgimento de novas camadas de pele para torná-la mais resistente. O pulmão está em condições de funcionar, mas isso só acontecerá após o nascimento-- mais especificamente, no momento daquele chorinho na sala de parto que a deixará tão emocionada. Falando nisso, você já se informou sobre as vantagens do parto normal para o bebê? Vale a pena.






Semana 40 - Contrações intensas

Prepare-se, está chegando a hora de ver a carinha do seu filho. A qualquer momento, as contrações mais intensas aparecerão. Ao perceber um padrão no intervalo entre elas, siga para a maternidade. Peso? Aproximadamente 3,5 quilos. Comprimento? Dos pés à cabeça, cerca de 48 centímetros, em média. Tudo confere e não resta dúvida: o grande dia está chegando para o seu bebê. Ele agora começa a liberar corticosteroides, uma série de hormônios diferentes, que fazem os músculos do útero se contraírem. De um minúsculo embrião, conseguiu evoluir e, pouco a pouco, se transformou em um ser humano, dotado de inteligência e grandes habilidades. A partir daqui, está pronto para uma nova jornada.

Desta vez, ao seu lado, e não dentro de você. Sejam felizes!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...