14/05/2015

Ligeiramente Grávida




O Parto Prematuro

                        

O ligeiramente grávida é um cantinho do blog voltado para casos ( e acasos ) da gravidez com bebês prematuros, que afinal é a minha história e a de muitas outras mamães. O nome? nem é preciso explicar. Uma gravidez rápida, que se termina antes do esperado. Um útero vazio antes do tempo. E como é essa sensação de estar ligeiramente grávida.

O parto prematuro é um pouco menos assustador do que parece: trata-se do nascimento do bebê antes das 37 semanas de gestação, sendo a principal causa de problemas de saúde no recém-nascido, como dificuldade para respirar, doenças do coração ou retardo mental. Normalmente, devido à imaturidade de alguns dos órgãos internos, como rins, pulmão e cérebro, os bebês necessitam ficar internados em unidades de terapia intensiva, sendo essa a Neonatal presente no hospital onde o bebê nasce, assim como o meu filho ficou internado por 1 mês e 27 dias.

Complicações do parto prematuro


Acima de 34 semanas
Eles são conhecidos como "prematuros tardios". O maior cuidado que deve tomar com esse bebê é o controle do peso. É muito comum ele perder algumas gramas, mesmo depois que recebe alta. Eles voltam para a casa sem os cuidados adequados e podem sofrer desidratação, menos defesa imunológica e hipoglicemia. Essas são as complicações mais freqüentes, eles porém, precisam de um acompanhamento médico rígido depois de deixar a UTI.

Entre 30 e 34 semanas
Quem nasce durante este período, sofre alguns fatores de risco. Existem duas situações delicadas: a primeira é a Síndrome do Desconforto Respiratório. Ela é melhorada através da introdução de uma dose de uma substância chamada surfactante. A segunda é a Apnéia da Prematuridade, quando a criança pausa a respiração por cerca de 20 segundos nos primeiros cinco dias de vida. Se depois da substância ingerida, a criança não apresentar nenhuma anormalidade, ela fica quantas semanas forem precisas para terminar o seu desenvolvimento e recebe alta.

Abaixo de 30 semanas (meu caso)
 Possíveis conseqüências ao longo da vida. Prematuros extremos que sobrevivem (porque muitos acabam não resistindo), nascidos com menos de 1,5 kg, são incubados e eles têm de desenvolver a sucção e deglutição através de uma sonda, por via oral. O leite e o oxigênio são transmitidos por meio de um aparelho. Nesse caso eles devem ser acompanhados por especialistas e passam por tratamentos constantes auditivos, oftalmológicos, pediátricos para saber se algum órgão ou algum sentido não se desenvolveu durante a incubadora.


Geralmente, os bebês de parto prematuro são colocados numa encubadora, uma vez que não são capazes de manter a temperatura do corpo. Assim, este aparelho mantém a temperatura e a umidade semelhantes ao útero, permitindo o desenvolvimento dos vários órgãos.O bebê pode ir para casa assim que os seus órgãos se encontram desenvolvidos, é capaz de engolir sem ajuda de sondas e não apresenta dificuldade em respirar e, por isso, o internamento pode durar até alguns meses.

Sintomas de parto prematuro

Eu particularmente tive uma ótima gravidez sem a menor suspeita de risco de um parto prematuro. Sempre fiz o pré-natal certinho, na data correta. No dia 30 de dezembro/2014, na hora de dormir comecei a sentir uma dor muuuito forte, parecida com a cólica, porém bem mais intensa e que latejava de 15 em 15 minutos, passei toda a madrugada com essa dor, e já no outro dia, em torno das 4:30 da manhã vi que estava sangrando quando fui ao banheiro. Daí, foi aquela correria pro médico, e a grande notícia: 29 semanas de gestação, 4cm de dilatação. Internação imediata.

Mas, durante a gravidez, se a mulher apresentar alguns destes sintomas e ainda tiver menos de 37 semanas de gravidez, ela deverá ir imediatamente para o hospital. 

Os sintomas de parto prematuro incluem:
*Contrações uterinas irregulares, mas frequentes por 24 horas;
*Pressão persistente no fundo da barriga;
*Grande aumento da vontade de urinar;
*Corrimento gelatinoso que pode ou não conter vestígios de sangue;
*Contrações uterinas com intervalos de menos de 20 minutos.

 Ter um filho prematuro é ser pega pelo despreparo e o desespero. É ter tudo que você imaginou de um jeito muito, muito diferente. É importante fazer todo o pré-natal com atenção, e seguir as orientações médicas para não correr o risco de ter uma gravidez de risco ou de um bebê prematuro.

Aqui no blog fiz um post contando sobre o nascimento do João Miguel com 29 semanas. É só clicar aqui pra ver. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...