14/05/2015

Manual: não surta mamãe

Ultimamente tenho tido alguns. ataques de nervos por aqui Nada anormal, coisa que qualquer mãe é capaz de compreender perfeitamente. Algumas vezes, consigo tomar controle da situação, fazer cara de mamãe brava e deixar no berço chorando (quando sei que é choro de manha, querendo colo) e instaurar a paz sem demoras. Me sinto uma rainha. Em outras, mais pareço uma bruxa louca aos berros com o João Miguel no canguru, lavando as vasilhas, adiantando a janta, passando as roupas, colocando ração pro cachorro, atendendo ao telefone, e vocês nem imaginam quantas outras coisas mais. Pra quem olha de fora, a cena deve ser meio desagradável.

Percebi que alguns pensamentos me ajudam a conectar-me novamente com minha paz interior e não deixar-me possuir pela raiva passageira, porém devastadora, que surge diante de algumas situações maternais. Divido essas reflexões com vocês, porque sou dessas. Porque quem tem bebê em casa e é mãe de primeira viagem provavelmente passa pelos mesmos perrengues que eu. Não que eu esteja desejando perrengue pra ninguém, mas essa é a vida. 


ELES VÃO CRESCER, ELES VÃO CRESCER, ELES VÃO CRESCER, 

Vai passar, vai passar, não vai ser sempre assim. É só uma fase. Anda, repita comigo. Meu mantra quase diário. Não que eu não goste de cuidar, porque eu amo. Amo ser a exclusiva, o único colo que o João Miguel quer num momento de desespero dele. Mas MEU DEUS como eu vou adorar ir a um lugar sem carregar tanta bolsa. Como vou adorar poder lavar o cabelo sem ter que sair correndo pra por o bico na boca dele, com o cabelo pingando shampoo. Eles vão crescer, e vão saber dizer oque querem... Sem ter que chorar pra isso. 


DIANTE DE UM ATAQUE EMINENTE(SEU), PENSE EM OUTRA COISA. RÁPIDO

E finja que você não está nem um pouco se importando com os berros de seus filhos. Quando eu vejo que eu realmente estou quase explodindo (e nessas ocasiões, se o namorado/marido/outrotítulo está por perto, sobra pra ele), tento iniciar uma conversa paralela com qualquer pessoa que esteja ao meu lado. Qualquer coisa que não seja sobre o universo infantil. Nem sempre é fácil, porque a pessoa em questão te olha como se você fosse meio doida e mãe desnaturada em querer bater um papo tranquilo em meio à guerra, mas ajuda a desanuviar a mente e tirar o foco da sua raiva diante daquela situação.

SAIA DE CASA

O que não é fácil, porque o “sair de casa” em si já é um estresse: pega a bolsa, leva fralda, poe sapato, enche a mamadeira de água, troca a fralda que acabou de se sujar,  Se a situação está feia, essa saída vai ser ainda mais caótica. Mas quando você consegue descer a escada, sair pela porta e ver o dia lá fora, as coisas melhoram muito. Se a criança não parar de chorar na hora, o fará em breve. Me dá a impressão de que o João Miguel por si só gosta de estar no colo quando a mamãe dele vai por aí, então ele para de chorar e fica quietinho, nem se meche. Funciona, vai por mim.

TODO MUNDO PRO BANHO

Essa dica é antiga, e funciona principalmente de fim de semana, quando a gente acaba ficando mais tempo em casa e os bebês ou crianças começam a ficar entediadas. Se não der pra sair pra passear naquele momento, coloca no banho. E se você quiser aproveitar a deixa, entra junto também e já fica limpinha ;)

DÁ UM LEITINHO AÍ E NÃO CONTA PRA NINGUÉM

O bebê já mamou? e daí. Já dizia minha mãe que eles não recusam peito ou mamadeira. Naquele momento em você já tentou de tudo e nada adianta, tentar dar leite pode fazer com que eles se acalmem, pelo menos um pouco. Outra dica também é pingar algumas gotinhas de Luftal na boca do bebê e logo em seguida colocar o bico, claro que para aqueles que chupam chupeta. O Luftal é docinho e faz com que eles suguem e percebam que é algo com sabor diferente. Truques nunca são demais e valem a pena serem repassados para outras mamães.

É IMPOSSÍVEL NÃO SE ESTRESSAR NO MUNDO MATERNO. VEZ OU OUTRA VAMOS QUERER FUGIR, MAS A VERDADE É QUE NÃO CONSEGUIRÍAMOS FICAR NEM 2 HORAS LONGE DOS NOSSOS PEQUENOS... 
Então oque vale é se acalmar e botar as coisas no lugar. Essas dicas são ótimas e ajudam muito, podem confiar  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...