14/05/2015

Coisas que uma futura mamãe deve saber

Minha gravidez não foi planejada. E, sinceramente, eu acho que ninguém planeja uma gravidez aos 16 anos. O fato é que a partir do momento em que você descobre que está grávida, você se encaixa num mundo muito diferente do qual estava acostumada. Passar em frente as lojinhas de bebês não é mais a mesma coisa, uma vez que você sempre para em frente a vitrine babando de amores pelas roupinhas que seu bebê irá usar. "Olha essa saia de oncinha, que amor" ; " Se for menino vai usar jardineira azul". Frases que, assim como eu, é inevitável não dizer andando por aí.

Depois da descoberta, vem as pesquisas. Logo de cara eu tentei me informar o máximo possível, principalmente na internet, sobre o mundo parto/bebê/maternidade. É muita informação, muita gente que "acha" muita coisa, mas na verdade são poucas as pessoas que falam oque realmente você quer saber, e que tiram as suas mais profundas dúvidas. Eu agradeço por ter sempre ter minha mamãe do meu lado, que conversava bastante comigo e me acalmava de tanta informação para aprender.

Pensando nisso, eu separei algumas coisas que acho essências que as futuras mamães saibam, que pesquisem mais sobre para sua própria-construção-do-saber-da-vida-de-mãe, e que eu julgo importantíssimo, e ao menos foi pra mim.


Como vou saber a hora em que o bebê vai nascer?
Simples: você não sabe. Há casos e acasos, disso tenho certeza. O importante é saber os sintomas do parto, que são as contrações, dores parecidas com cólicas, porém mais intensas e geralmente em tempo cronometrado, ou seja, de 15 em 15 minutos(exemplo). Esse fator sempre é um bicho de sete cabeças para as mães de primeira viagem, mas não se preocupem. Você vai se sentir mal, e vai saber que é a hora. Se sua gravidez for tranquila, sem risco de prematuridade, tente ficar mais quieta por volta das 37 semanas, que é quando pode começar os sintomas e chegar seu bebê.


E... o enxoval?
Assim que descobrimos a gravidez já pensamos no enxoval, logo de cara e de primeira. Esse, por sua vez, geralmente é feito após a descoberta do sexo do bebê, No meu primeiro ultrassom, o médico disse que era menina, e, se eu tivesse feito o enxoval compraria tudo rosalilásebranco, e depois o João Miguel teria que usar essas cores, tadinho. hahaha. Por isso esperei o ultrassom morfológico para confirmar, e então era um menino! Quando saí do consultório, já passei na loja mais perto e enfatizei a felicidade toda de ser mãe de um menino e comprei tudo que tinha direito (e mais um pouco), é claro, nas cores azul e branco. 
Paras as futuras mamães não perderam a cabeça, tem um post completíssimo exclusivo sobre enxoval do bebê aqui no blog. Clica aqui para ver.


Eu nunca mais vou ser a mesma? 
Essa pergunta me rodeava dia, noite e madrugada. Em todos os aspectos, internos, sentimentais, físicos, aparência... Eu me perguntava se a maternidade me mudaria tanto assim a ponto de deixar de ser eu mesma. Deve preocupar a você também, não é mesmo? mas não se descabele, pois não é assim. No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo. A aparência física, é claro, tem muita mudança, o corpo muda bastante, mas com força de vontade é possível voltar ao de antes depois do parto, A questão interna, cada pessoa sabe lidar com os seus dois lados: mãe e mulher. Não é tão complicado. Ninguém deixa de ser quem é da noite pro dia ou, pra ser mais especifica, depois do parto. Não perder a sua essência e saber aceitar as mudanças (post muito bom aqui do blog) é a chave pra essa fase de auto descoberta.

E se eu não tiver leite pra amamentar? 
Que mãe não se belisca com essa pergunta? Nesse caso, a melhor orientação a seguir é a do seu médico. Mas, uma coisa é certa: não existe leite materno que não sustente o bebê. Oque existe são mulheres que não produzem muito leite, fazendo assim com o que bebê queira mamar a toda hora. porque a quantidade que sai na sugada é pouca. Não existe leite fraco, todo leite materno é bom. A quantidade é que varia. E para isso existem muitas fórmulas de leite, Nan, Aptamil, Milupa, entre outros, que com certeza o médico irá receitar e indicar para seu bebê. O colostro é o primeiro leite produzido após o parto. É um liquido com uma consistência espessa e cor amarela ou transparente e, apesar de ser produzido em pequena quantidade, tem na sua constituição todos os nutrientes necessários para alimentar adequadamente o recém-nascido.É a primeira e melhor vacina que se conhece.
O João Miguel mama pouco no peito, devido á dificuldade que ele tem pra sugar e eu também não produzo muito leite. Por isso, ele sempre mama cerca de 20 minutos e em seguida eu complemento com a mamadeira. É claro que amamentação até os 6 meses é super importante e tudo, mas como eu já disse e adoro dizer ... existem casos e acasos. 


O quarto, berço , posição de dormir e arroto
Depois da compra do enxoval, o quartinho do bebê é a próxima fofura que ronda a cabeça da mamãe.
Nos primeiros dias o bebê deve ficar mais perto da mãe, o que facilita, mas pode ser separado. Deve ser arejado e com luminosidade moderada. O berço deve ter grades altas, para a segurança do bebê, e colchão firme. Procure reservar algumas horas para descanso; não gaste esse precioso tempo só com visitas. Após mamar coloque o bebê para arrotar. Deitar o pequenino de lado ou de bruços evitará o engasgo. Não arrotando, uns 30 minutos depois, o bebê poderá se contorcer e espremer. Repita as manobras para arrotar, o que provavelmente aliviará este desconforto. 
O quarto é sempre decorado ao gosto da mamãe- afinal o bebê ainda não diz do que gosta ou não hahahaha- e logo pretendo fazer um post aqui no blog com inspirações de quartos e mostrando um pouco do meu também. No meu caso, o quarto do João Miguel é junto com o meu. Oque eu fiz foi pintar a parede onde ficam as coisinhas dele de azul. Pra dar um cantinho mais masculino. Fica a dica.


Curativo Umbilical
Umbigo é o bicho papão dos pais, que tremem só de pensar nos cuidados. As mudanças da aparência do umbigo podem impressioná-los. Há umbigos fios e outros grossos, gelatinosos. Com os cuidados, o coto umbilical fica escuro e seco. Com o tempo ele se desidrata e se mumifica. Geralmente cai entre 7 a 10 dias, mas pode cair antes ou muito depois, o pediatra deve verificar se está tudo bem. Os pais preocupam-se com o risco de infecção, que com os devidos cuidados pode ser evitada. Deve ser feita uma higienização diária, adequada. É fácil. Pode segurar o umbigo, sem tracionar. Se cair na sua mão era porque já estava na hora de cair.  O principal cuidado é manter o umbigo bem higienizado. 
O umbigo do João caiu ainda na Neonatal, e eu nem pude cuidar. Então, não tive essa experiencia, mas esse é outro tópico que eu tinha muuuito medo e que hoje vejo que é tudo questão de orientação médica.


Como vou saber se o meu bebê está com alguma dor?
Uma coisa é maravilhosamente certa: Você vai conhecer o seu bebê melhor do que ninguém. Vai saber adivinhar o motivo do choro. Tem choro de fome, de sono, de manha e de dor. É uma daquelas coisas que não tem como explicar... só mesmo na pratica. Mas uma dica é dar uma apertadinha onde pode estar doendo caso o bebê esteja chorando muito e desinquieto (barriga, ouvido, etc). Se ele contrair, pode ser dor. É sempre bom leva-lo ao pediatra para não ficar na dúvida.


É verdade que nunca mais vou conseguir dormir ?
A resposta dessa pergunta é muito relativa, porque há bebes que mamam muitas vezes durante a madrugada, outros que mamam pouco, e outros que não dormem( João Miguel, o próprio). No ínicio, até os 4 meses, geralmente eles acordam mais, e as mães ficam com muito medo e estão sempre em alerta, por isso acabam não dormindo bem. Mas depois, eles passam a acordar menos e aí você começa a ter mais confiança, conhece-lo melhor e consegue dormir mais. Há noites em que estão mais chatinhos, outras em que só acordam uma vez(e nós amamos essas noites). 
No começo o João não dormia nadinha... trocava o dia pela noite. Mais agora acorda só duas vezes para mamar e logo depois do arroto já dorme novamente. É dificil, porque tenho que acordar cedo pra aula no dia seguinte, mas afinal um dia eles crescem, casam... E aí nós voltamos a dormir bastante, mas vamos ter saudade de acordar de madrugada... ôh se vamos !


Como fica a relação com o namorado/marido/outrotítulo ?
Não podia deixar de citar esse tópico aqui. Me assustava bastante, porque o que passa pela nossa cabeça é que vamos ficar gorda, com estria, descabelada, sem tempo de nos cuidar, e com nosso bebê chorando no colo, e o marido rodando pela casa, e muitas dividas para pagar, fraldas para comprar... 
E para tudo! Nada disso é verdade. Todos nós sabemos que a maternidade faz bem e deixa muitas mulheres mais bonitas ainda. Um filho não ocupa 24 horas do seu dia, tenha calma. Você vai ter tempo ao menos para o banho e escovar os dentes(hahaha, brincadeira). Seu parceiro vai estar te amando imensamente por ter dado a ele um filho, disso você pode ter certeza. Vocês vão estar num momento de carinho, afeto, amor, troca de aprendizagem. E o resto é detalhe. Com a rotina, as coisas vão voltando ao lugar, sempre tem aquela avó coruja que pode ficar com o bebê para o casal dar uma volta juntos e namorar. Tudo tem jeito, tudo tem tempo. O que não vale é se desesperar. 

Eu tentei escrever e compartilhar oque senti falta de ler quando estava desesperada com essas dúvidas na gravidez. Torço para que ajude muitas futuras mamães. Mas não é preciso se atordoar. A maternidade vira a nossa vida do avesso, sim ... Mas a gente descobre que o ossǝʌɐ é o nosso lado certo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...